Agosto 2023 – Edital Bolsa Funarte Aliança Francesa em Artes Cênicas Brasil França/2022  – Programa Cruzamentos – Natal

A peça coreográfica “Açúcar, tão perto do céu” (“Sucre, si proche du paradis“) oferece uma leitura contemporânea da cultura da cana-de-açúcar e suas repercussões sobre a discriminação racial na sociedade brasileira.


Esse projeto é liderado por Abdoulaye Trésor Konaté, diretor artístico da AteKa Cia, e René Loui, cofundador do coletivo brasileiro CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas, baseado em Natal (capital do estado do Rio Grande do Norte), em colaboração com artistas brasileiros Arthur Moura, Rozeane Oliveira, Marconi Araújo e Jânia Santos.


A residência permitiu o desenvolvimento de pesquisas coreográficas, experimentos cênicos e registros audiovisuais. Também foram organizados várias oficinas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para estudantes de dança.

Para Além da Villa Tijuca

Em novembro de 2023, os artistas realizarão uma residência de um mês na MC2: Maison de la Culture de Grenoble, scène nationale, para a finalização da montagem et realização de laboratórios artísticos.

 

Este projeto se beneficiou do primeiro programa de residência da Villa Tijuca, “Cruzamentos – Croisements”, uma iniciativa de Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris, França), MC2 – Maison de la Culture de Grenoble, scène nationale (Grenoble, França), das Alianças Francesas no Brasil em parceria com a Frunarte, no âmbito do programa “La Fabrique des Résidences” do Institut Français, dedicado às “artes cênicas”, e com apoio da Embaixada da França no Brasil.

PARCEIROS

Saiba mais sobre a residência
SUCRE