Agosto 2023 – Edital Bolsa Funarte Aliança Francesa em Artes Cênicas Brasil França/2022  – Programa Cruzamentos – Natal

A peça coreográfica “Açúcar, tão perto do céu” (“Sucre, si proche du paradis“) oferece uma leitura contemporânea da cultura da cana-de-açúcar e suas repercussões sobre a discriminação racial na sociedade brasileira.

 

Esse projeto é liderado por Abdoulaye Trésor Konaté, diretor artístico da AteKa Cia, e René Loui, cofundador do coletivo brasileiro CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas, baseado em Natal (capital do estado do Rio Grande do Norte), em colaboração com artistas brasileiros Arthur Moura, Rozeane Oliveira, Marconi Araújo e Jânia Santos.

 

A residência permitiu o desenvolvimento de pesquisas coreográficas, experimentos cênicos e registros audiovisuais. Também foram organizados várias oficinas para estudantes de dança.

Para Além da Villa Tijuca

Em novembro de 2023, os artistas realizarão uma residência de um mês na MC2: Maison de la Culture de Grenoble, scène nationale, para a finalização da montagem et realização de laboratórios artísticos.

 

Este projeto se beneficiou do primeiro programa de residência da Villa Tijuca, “Cruzamentos – Croisements”, uma iniciativa de Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris, França), MC2 – Maison de la Culture de Grenoble, scène nationale (Grenoble, França), das Alianças Francesas no Brasil em parceria com a Frunarte, no âmbito do programa “La Fabrique des Résidences” do Institut Français, dedicado às “artes cênicas”, e com apoio da Embaixada da França no Brasil.

PARCEIROS

Saiba mais sobre a residência
SUCRE