Resultado final do comitê de seleção do programa de residências artísticas “O Caminho” 2023
Após deliberação do comitê de seleção, que se reuniu na sexta-feira 23 de junho, no âmbito da segunda edição do programa “O Caminho”, Pauline Rousseau e Kamila K Stanley foram selecionadas para realizar uma residência de pesquisa artística de um mês no Brasil, entre novembro e dezembro de 2023.
Pauline Rousseau é uma artista que mora em Paris e se formou na École du Louvre e na Ecole Nationale Supérieure de la Photographie. Seu trabalho, marcado pela audácia e pela ironia, por vezes, pode ser descrito como transgressor. Seu processo criativo é semelhante a uma investigação. O gesto fotográfico dá lugar ao jogo e à performance. Por exemplo, na série “The Would Be Me”, a fotógrafa se coloca ao lado de seus ex-companheiros – ou companheiros em potencial – recriando, para cada foto, um futuro hipotético que eles poderiam ter tido juntos.
Durante sua residência, Pauline Rousseau irá desenvolver o projeto ‘Banana Split Submissão’, que apresenta um olhar bem-humorado sobre a representação da masculinidade dominante por meio da prática do Jiu-jitsu brasileiro.
Kamila K Stanley é uma fotógrafa anglo-polonesa que reside na França. Sua justaposição de culturas na infância despertou nela um fascínio pela linguagem, pelo diálogo e pelo intercâmbio. Durante sua residência, Kamila K Stanley continuará seu trabalho na série “Tenha Orgulho”, que ganhou o Prêmio SAIF 2023, com retratos de pessoas LGBTQIA+ e fotografias da flora brasileira. Kamila reune depoimentos e entra, humildemente, na intimidade das pessoas que fotografa, distanciando-se dos estereótipos da cultura queer latina – hipersexualidade, prostituição e vício em drogas. A captação da luz e a precisão do enquadramento conferem às suas imagens uma estética marcante, entre o poder e a delicadeza.
As vencedoras também beneficiarão de uma exposição na galeria da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, que poderá circular em outras cidades brasileiras, permitindo destacar a sua presença no Brasil e sua abordagem artística. A exposição será inaugurada em novembro de 2023, com a presença das artistas.
O programa “O Caminho”, idealizado pela Aliança Francesa e a Rede Diagonal, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut français, tem como maior objetivo valorizar a nova geração de fotógrafos franceses no Brasil e promover intercâmbios entre profissionais da fotografia dos dois países.
O comitê de seleção analisou 25 candidaturas, sendo que a maioria delas foi apresentada por artistas mulheres (15 das 25). A equipe da Villa Tijuca, espaço de residências artísticas, gostaria de agradecer aos membros do comitê de seleção:
Cécile Archambeaud, Diretora do Centre d’art Image / Imatge
Denise Camargo, Fotógrafa, produtora cultural e curadora de exposições, nomeadamente no âmbito do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre
João Kulcsár, Diretor artístico do Festival de Fotografia de Paranapiacaba
Yolande Mary, Co-diretora do Centre Claude Cahun
Ioana Mello, Membro da equipe do Festival FotoRio
Erika Negrel, Secretária Geral da rede Réseau Diagonal
Thyago Nogueira, Diretor do departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e editor-chefe da revista ZUM
Sophie Robnard, Responsável pela Fotografia no Institut Français Paris
Quentin Richard, diretor cultural da Aliança Francesa de Rio de Janeiro e coordenador cultural da Coordenação Geral das Alianças Francesas no Brasil