Resultado final do comitê de seleção da segunda edição do programa “Cruzamentos-Croisements”
Para a segunda edição do programa “Cruzamentos-Croisements”, 25 artistas serão hospedados em residência no Brasil e na França em 2023!
Ao final das sessões de deliberação da comissão de seleção, realizadas em 27 e 28 de março de 2023, o comitê selecionou quatro novos projetos dentre as trinta e cinco candidaturas avaliadas. A seleção destaca a variedade das artes cênicas, trazendo disciplinas como a dança, a música, o teatro, as marionetes e as artes digitais. Uma atenção especial foi dada à diversidade geográfica do território brasileiro: as residências serão realizadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.
As equipes artísticas, cada uma composta por integrantes brasileiros e franceses, realizarão uma residência de pesquisa de um mês no Brasil e de um mês na França. Elas serão beneficiadas com espaços de trabalho disponibilizados para esse fim e de recursos financeiros.
Projeto “Jantar Servido”
Théâtre, Marionnettes
Liderado pelo Coletivo Spectrolab
Projeto “Jogos de Encruzilhada”
Danse, Théâtre, Musique
Liderado pelas artistas Mariame Damba, Manuela Figueiredo e Nila Clara
Projeto “Potencialidades Digitais”
Danse, Musique, Performance
Liderado pela companhia La Truc e Ivani Santana
Projeto “Sucre”
Danse, Performance
Liderado pela companhia AteKa e o Coletivo CIDA
Apoiado como parte de “La Fabrique de Résidences” do Institut Français, o primeiro programa de residências da Villa Tijuca, intitulado “Cruzamentos / Croisements”, foi criado a partir da união entre a rede de Alianças Francesas do Brasil com Chaillot -Théâtre national de la Danse (Paris, França) e MC2: Maison de la Culture de Grenoble (Grenoble, França), em cooperação com a Funarte (Brasil).
A equipe da Villa Tijuca gostaria de agradecer aos membros do comitê de seleção: