Programa “O Caminho”, uma iniciativa da rede Alianças Francesas
no Brasil e da rede Diagonal, com o apoio da Embaixada da França
no Brasil e do Instituto Francês.
A rede das Alianças Francesas no Brasil e a rede Diagonal, com o apoio do Instituto Francês e da Embaixada da França no Brasil, lançam a segunda edição do programa “O Caminho”, com o objetivo de valorizar e promover o panorama fotográfico francês no Brasil. O programa está dividido em duas partes: uma residência de pesquisa de um mês no Brasil e a produção de uma exposição na galeria da Aliança Francesa do Rio de Janeiro que circulará na rede de Alianças Francesas no Brasil e seus parceiros (galerias, museus, etc.).
Idealizado num espírito de diálogo entre culturas e pontos de vista sobre o nosso mundo contemporâneo, o projeto visa incentivar o intercâmbio entre profissionais do setor fotográfico e iniciar um diálogo cultural rico e frutuoso entre a França e o Brasil.
Para a segunda edição do programa, dois fotógrafo-a-s serão seleccionado-a-s e beneficiarão de uma residência de um mês entre Novembro e no meado de Dezembro de 2023, assim como de uma exposição conjunta.
Período de residência: Novembro e no meado de Dezembro de 2023
Duração da estadia: um mês
Lugar(es): o candidato ou a candidata deve identificar uma ou várias cidades no Brasil onde gostaria de ir de acordo com o seu projeto. A título de informação, a residência pode ser itinerante.
Antes disso, o-a-s candidato-a-s são encorajado-a-s a identificar e listar potenciais contatos no Brasil no formulário de inscrição.
Durante a residência, o-a-s laureado-a-s beneficiarão do apoio da equipe cultural da rede Alianças Francesas no Brasil, a fim de realizarem os seus projetos e conhecerem profissionais do panorama artístico brasileiro. O-a-s laureado-a-s são também fortemente encorajado-a-s a entrar em contato com as Alianças Francesas das cidades anfitriãs.
Condições financeiras :
Antes da sua chegada ao Brasil, o-a-s vencedore-a-s, à distância e em diálogo com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, desenvolverão um projeto de exposição (escolha das séries, cores das paredes, tipos de impressão, etc.).
A exposição será produzida no Brasil para a galeria da Aliança Francesa de Rio de Janeiro e poderá circular nos cinco anos após sua produção em outras cidades brasileiras, em ligação com galerias e museus parceiros das Alianças Francesas. A inauguração da exposição acontecerá em Novembro de 2023, em presença do-a-s vencedore-a-s.
* A exposição planejada neste quadro não é o resultado da residência. Se tratará da apresentação do trabalho fotográfico anterior do-a-s artistas selecionado-a-s (não necessariamente ligado ao projeto de residência), dentro da mesma exposição, permitindo destacar a sua presença e a sua abordagem artística. A escolha de ter as obras dialogando dentro da exposição ou de criar dois espaços e duas narrativas distintas será feita em consertação com o-a-s dois artistas.
Condições financeiras :
O comitê de seleção se atentará ao percurso profissional do-a candidato-a, à qualidade artística dos projetos anteriores, bem como à relevância do projeto de residência, à sua ligação com o Brasil e à viabilidade do protocolo previsto.
O programa está aberto a todos os fotógrafos. O apoio de um membro da rede Diagonal será um diferencial na hora de estudar as candidaturas.
O comité de seleção será composto por pelo menos 5 membros representando as instituições que lançaram este convite à apresentação de propostas e os seus parceiros.
As candidaturas devem ser feitas exclusivamente através do formulário (abaixo) no qual deverão ser anexos:
Data limite de recepção das candidaturas foi adiada para : segunda-feira, 12 de Junho de 2023 as 18h (hora do Rio)
Reunião do comitê de seleção: final de junho de 2023
Anúncio dos resultados: início de julho de 2023
Podcast Tête-à-tête : découvrez l’interview de Delphine Gatinois
Se tiver alguma dúvida, contacte-nos através do seguinte e-mail :