Novembro-Dezembro 2023

Fora das chamadas – Rio de Janeiro

O projeto Olímpicos – Esportes aumentados foi encomendado pela rede das Alianças Francesas no Brasil e projetado por Aurélien Jeanney, do estúdio de ilustração e realidade aumentada Maison Tangible.

 

Desenvolvido como parte de uma residência criativa no Rio de Janeiro, o projeto trata-se de uma coleção de 12 cartazes que representam esportes olímpicos e paralímpicos. Cada cartaz pode ser animado usando o aplicativo móvel de realidade aumentada Maison Tangible (gratuito e disponível para iOS e Android, em todo o mundo). O objetivo do projeto é construir uma ponte gráfica entre os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A ideia é ilustrar esportes que são menos representados no mundo olímpico, novas modalidades de esportes e esportes paralímpicos, mas também homenagear a cultura gráfica brasileira e francesa. Seja no skate, no basquete em cadeira de rodas, no mountain bike ou no goalball, o Olímpicos – Esportes aumentados destacará esportes e atletas que ainda são pouco representados na mídia tradicional e na comunicação olímpica.

 

No âmbito do projeto de residência, Aurélien Jeanney foi convidado para uma visita guiada pelo Comitê Olímpico do Brasil.

 

Aurélien Jeanney também realizou um mural na Escola Municipal Reverendo Martin Luther King, no Rio de Janeiro, com três ilustrações em realidade aumentada do projeto Olímpicos – Esportes aumentados.

©Vincent Rosenblatt
©Vincent Rosenblatt
©Vincent Rosenblatt
©Vincent Rosenblatt

Para além da Villa Tijuca

Ao final da residência criativa, as Alianças Francesas do Brasil deterão os direitos de reprodução por um período de um ano, permitindo que o trabalho circule por toda a rede das Alianças Francesas do Brasil. Os cartazes podem ser exibidos na forma de um mural ou apresentados individualmente. O projeto pode ser exposto na forma de uma exposição em locais privados (adaptável às dimensões dos locais) ou no espaço público (cartazes ou banners de formato muito grande).

Saiba mais sobre
MAISON TANGIBLE