@Vincent Rosenblatt
Março 2022
Fora das chamadas
Villa Tijuca

La Fabrique des Petites Utopies

A fábrica das pequenas utopias é uma companhia itinerante de teatro que tenta contar o mundo de maneira poético-política. Agrupada em torno do diretor Bruno Thircuir, as criações da fábrica misturam teatro, circo, fantoche, vídeo, música, canto… 

Uma recriação franco-brasileira.

E se o Oceano é um espetáculo musical de fantoches. No palco, Julie Pierron (titereiro) e Alphonse (ator) se preparam para dar vida a Adèle. Aos poucos, Adèle se torna uma linda marionete. Adèle ganha vida e dá a Julie o desejo de contar a história do mar, os mistérios dos oceanos. Juntos, eles inventam para nós as origens míticas dos oceanos, a magia da água e dos animais marinhos. Eles também compartilham seus medos, a degradação que observam, os males de que sofrem os nossos oceanos. Entre histórias e memórias de infância, este espectáculo é uma viagem iniciática para enfrentar os nossos medos, para sonharmos juntos em nos tornarmos, também nós, sereias … Uma ode poética e ecológica pelos Oceanos. 

 

Este conto universal tinha a vocação de viajar além da França. Pareceu natural para a Villa Tijuca acolher a Fábrica para recriar o espectáculo integrando o português na narrativa a fim de torná-lo acessível a um público que não necessariamente é francófono, com a participação da artista brasileira Tatiana Zalla.

@Vincent Rosenblatt
@Vincent Rosenblatt
@Vincent Rosenblatt

Para Além da Tijuca

Depois do primeiro lançamento da residência, que ocorreu no dia 16 de março na Villa Tijuca, a tropa faz uma turnê no Brasil através da Rede das Alianças Francesas: Belo Horizonte, Ouro Preto, Porto Alegre e Niterói. O liceu francês do Rio de Janeiro também acolhe a Fábrica no dia 28 de março.

Podcast Tête à tête

Relacionado à
“E SE O OCEANO”

Re-criar um espectáculo para o oceano comum entre a França e o Brasil

Galeria

Bruno Thircuir

Julie Pierron

Alphonse Atacolodjou

Tatiana Zalla