Apoiado pela “La Fabrique des Résidences” do Instituto Francês, o primeiro programa de residência da Villa Tijuca intitulado “Cruzamentos” é dedicado às “artes cênicas” e é o fruto de uma parceria entre a rede das Alianças Francesas do Brasil com o Chaillot – Teatro nacional da Dança (Paris, França) e a MC2: Grenoble – Maison de la Culture (Grenoble, France) ; em cooperação com a Funarte.
Quatro projetos serão selecionados para uma residência de pesquisa com uma equipe artística composta por artistas brasileiros e franceses. Cada projeto será acolhido durante 1 (um) mês em residência no Brasil e 1 (um) mês de residência na França em 2022.
Desde 2008, Chaillot é o primeiro teatro nacional a desenvolver um projeto pensado em torno e a partir da dança, o que o coloca como um das instituiçoes indispensáveis no meio coreográfico francês e internacional. Dirigido pelo coreógrafo Rachid Ouramdane desde 6 de abril de 2021, Chaillot – Théâtre National de la Danse acolhe todo ano sessenta artistas e companhias do mundo inteiro. Este protagonista e “espaço-recurso” da criação coreográfica, Chaillot é um espaço de liberdade e de debate que nos convida a desenhar novas utopias e construir modelos inéditos de convivência.
O projeto desenvolvido pela nova direção da MC2 desde janeiro de 2021 se chama Synergies. Ele é dividido em duas partes: o apoio à excelência artística e ao engajamento voluntarista em projetos de educação artística e cultural resPonsaveis. Ele tem por objetivo que a MC2 volte a ser a fábrica de inovação, que ela conseguiu encarnar à diversos momentos da sua história. Para cumprir este objetivo um prêmio será dado aos artistas que se dedicam a fazer com que a MC2 volte a ser um espaço de criação, envolvida em projetos internacionais de ponta.
Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes. Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério do Turismo, alcança as áreas de circo, dança, teatro, música e artes visuais, também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
Inaugurado em 1964, o Teatro Aliança Francesa destaca-se como um ponto de encontro entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia mundial se apresentaram e foram revelados aqui. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, de Molière a Ionesco, e possibilitou residências artísticas, como a do grupo TAPA, por mais de dez anos. Com o objetivo de oferecer ao público uma programação cultural de qualidade, o Teatro Aliança Francesa propõe ações diversificadas, além das temporadas teatrais, como debates, sessões de cinema e concertos musicais, concretizando seu papel de convergência intercultural no Centro de São Paulo.
O prazo máximo para execução e prestação de contas/relatório da realização do projeto é até 31/12/2022.
No formulário de inscrição os candidatos terão a possibilidade de indicar os espaços de residência de sua preferência, mostrando a sua motivação para as devidas escolhas.
No total serão quatro projetos contemplados. Cada projeto selecionado irá beneficiar (durante o mês de residência na França e do mês de residência no Brasil):
Para os artistas/coletivos franceses selecionados (contribuição da Aliança Francesa do Brasil em colaboração com o Instituto Francesas à travès o dispositivo “A Fábrica de Residências”):
• de uma quantia fixa de 1.000 euros por artista (limitado a 2 artistas francesas por projeto que irão beneficiar desse valor)
• do financiamento de 2 passagens de avião no máximo por projeto (no máximo 1.000€ por passagem ida e volta)
Para os artistas/coletivo brasileiros selecionados (contribuição da Funarte):
• uma bolsa de 26 250 Reais por projeto destinados a cobrir os gastos da residência (mais informações no Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil / França – 2021 – anexado à presente convocatória – item 4.2)
Para o projeto em geral, independentemente da nacionalidade (contribuição do Chaillot – Teatro National de la Danse e a MC2: Grenoble – Maison de la Culture):
• um suporte financeiro entre 10 000 euros e 30 000 euros por projeto destinados à cobrir os gastos de residência na França e no Brasil.
Os 4 projetos selecionados irão beneficiar durante um mês do acesso à uma cena:
• na França
– em Paris (Chaillot – Teatro Nacional da Dança)
– ou em Grenoble (MC2: Grenoble – Maison de la Culture)
– A fase francesa da residencia nao podera ser efetuada fora dessas duas cidades
• no Brasil
– no Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte (podendo ser realizado nos espaços da Funarte, das Alianças Francesas o de seus parceiros)
– Os candidatos poderão propor a residência artística em qualquer cidade do território nacional, ficando responsabilizados por encontrar um espaço adequado.
O custo de alojamento e de refeições deverão estar inclusos nos recursos financeiros descritos e evocados acima. Não está prevista a disponibilização gratuita do alojamento, no entanto haverá um monitor responsável por acompanhar os selecionados nesse processo.
Uma apresentação detalhada do projeto artístico será pedida, descrevendo a necessidade de inserir esse trabalho de residência de pesquisa sobre o território brasileiro e francês, mencionando também as parcerias locais já estabelecidas. Serão privilegiados os projetos que já possuem solidez do vínculo entre os parceiros brasileiros e franceses e que incluam estratégias de democratização de acesso aos resultados (como o tempo dedicado à mediação dos públicos ligados aos estabelecimentos que receberão os artistas) .
Os dossiers devem conter a descrição do projeto, currículo dos artistas, locais de realização no Brasil e na França pretendidos, cronograma, ficha técnica, orçamento e demais documentos necessários para inscrição no projeto (lista completa dos elementos do formulário de candidatura no anexo I da presente convocatória).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet.
A seleção será efetuada por uma comissão composta por 8 personalidades (4 representantes da Funarte – 4 representantes das Alianças Francesas do Brasil e de suas parcerias: Chaillot, MC2, Institut Français).
O objetivo da comissão de seleção é selecionar 4 projetos que se beneficiarão dos recursos no Brasil (via Edital anexado à presente convocatória – Anexo III) e na França. Em último caso, em caso de igualdade de votos em determinados projetos, os parceiros se permitem a possibilidade de apoiar o projeto apenas na residência brasileira ou francesa.
Além da avaliação do percurso dos profissionais envolvidos e a da relevância do projeto de co-criação entre artistas ou coletivos franceses e brasileiros também serão avaliados 5 outros critérios (lista completa dos elementos do formulário de candidatura no anexo II da presente convocatória).
Detalhe do formulário de inscrição neste link.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO | PONTUAÇÃO |
Relevância do projeto para a área inserida e possibilidades de desdobramentos na residência artística. |
0 a 20 |
Justificativa, planejamento, cronograma e viabilidade de execução do projeto |
0 a 20 |
Qualificação dos profissionais envolvidos. |
0 a 20 |
Solidez do vínculo do proponente com o parceiro (residente) francês |
0 a 10 |
Valorização da inovação e da diversidade artística. |
0 a 10 |
Estratégias de comunicação e divulgação das atividades do projeto. |
0 a 10 |
Estratégias de democratização de acesso aos resultados. |
0 a 10 |
TOTAL |
0 a 100 |